Lugares Sagrados _ BYU Television Internacional**

Uau! Acabei de assistir um documentário da BYU sobre fotografias de lugares sagrados. Aliás, o nome do documentário é esse: ‘Lugares Sagrados’.
Fala de povos que construíram edifícios em forma de adoração à Deus, a fim de juntar o que é espiritual com o físico.
Nossa, como aprendi! É nessas horas que vejo o quanto tenho que ainda aprender nessa vida. Às vezes fico aqui, no meu mundinho tolo e pobre; sem ter noção do mundo que me espera lá fora.
Hoje, dia 11 de Janeiro, aprendi muito sobre outras culturas e sobre Deus. Nossa! Quantos povos adoraram à Deus – de sua forma, mas adoraram à Deus. Louvaram Seu nome e o reconheceram como Seu Criador, por mais que nunca o tivesse visto.

sem-titulo-81

acho que fica na Índia

acho que fica na Índia

O documentário não fala só de religião, mas fotografia. Que aliás, adoro!
Logo no início fala que lugares sagrados, hoje em dia, são separados da civilização. E uma excursão à lugares sagrados são chamados de excursão, sendo que poderia ser algo mais comum.
Adorei a frase dita por Bill Jay: “Quando a arte perdeu sua ligação com adoração, perdeu também seu maior poder.”
Todo o documentário é falado por Val  Brinkerhoff, um fotografo e na minha opinião, um grande filósofo.
rsrsrsrs
Super inteligente e sincero quando ele fala que existe sim, uma conexão entre Templos “mórmons” e outros Templos…
Sim, porque Deus ama à todos os Seus filhos e essa foi a forma de eles terem a verdade. É isso que nos faz irmãos.

sem-titulo-14
sem-titulo-151
E outra coisa que me fez refletir é sobre símbolos. Antes ele falou sobre comparações à uma Mesquita, Templos Budistas e inclusive, Templo SUD. Em primeiro lugar, esses são lugares que foram feitos para o Homem se conectar à Deus. E essa vontade de adorá-lo é expresso em
circulos e os quadrados. E os símbolos estão em CADA um dos Templos mencionados.
Por exemplo, na Basílica de São Pedro, em Roma tem o quadrado e o círculo. O quadrado – quatro partes, refere-se às direções cardinais terrestres. “Tudo ligado à Terra, tem 4 no número”. Como as Quatro Estações, os Quatro Elementos…
Quanto ao “domi”, que acho que é o circulo… simboliza a perfeição, coisas divinas. Sendo assim, o quadrado é a Terra, onde estamos. E o circulo é Deus que está sobre nós.

Basilida de São Pedro, em Roma

Basílida de São Pedro, em Roma

Por fim, como Santo dos Últimos Dias, encontramos nos Templos os símbolos.  O Templo é um lugar onde os homens podem se conectar à Deus.
“Terra e céus. O físico e o Espíritual. Deus e o Homem. Unidos, nesses lugares sagrados.” Val Brinkerhoff

Templo SUD

Templo SUD

sem-titulo-181
sem-titulo-19É… simbolos foram usados há séculos para educar e inspirar. Eles são universais. Eles vão além de continentes, culturas e eras.

Joseph Smith disse: “Se você pudesse contemplar os céus por 5 minutos, aprenderia mais do que lendo todos os livros da Terra.” Em outras palavras, ele quis dizer que quando captamos algo visual,  aprendemos muito mais rápido. Interessante não?
Teve até um aluno da BYU – Mike Kemp, que tirou algumas fotos, e eu, de metida peguei três. São bem chiques! Olha só:

temple2-by-mike-kemp
Acho que isso que tem no meio da passagem é um véu, o famoso véu que sempre falam que há nos Templos. Não entendo bem o que é, mas sei que é sagrado.

temple-by-mike-kemp
E essa foto  é do púlpito do Templo.
Foi exatamente aí que Joseph viu Deus e Jesus Cristo, Elias e Moisés.
Especial não?

Templo de Kirtland
Templo de Kirtland

Mike disse que essa foto é muito especial. Ele fez uma analogia muito interessante e tocante com o simples balançar dos galhos na parte exterior do Templo. Ele falou que os galhos estavam movendo de um lado para o outro com o Templo fica no fundo, estável… “e isso é uma lembrança que o homem tende a mudar de opinião e de um ponto de vista. Mas, Deus é o mesmo e os princípios, que eles jamais mudam. E é isso que o Templo representa”
Eu acredito profundamente no que ele disse. Deus não mudou.
Mas enfim, se pudesse… iria baixar e arquivo, mas não posso. Pelo menos não sei como. Mas um dia o farei. Foi muito importante pra mim esse documentário. Nunca esquecerei o que aprendi.

Val Brinkerhoff

Realmente eu sei que Deus vive e de que Ele é nosso Pai, independente de sermos “mórmons” ou não. Todas as religiões contribuem de alguma forma para o crescimento espiritual do Homem. Claro que, algumas são preconceituosas, como a KKK. Mas ainda existem muitas – as mais famosas, que nos dá o exemplo de crescimento espiritual, do qual às vezes falta até nos membros da Igreja de Jesus Cristo. O Senhor no Seu devido tempo, irá recompensar aqueles que fizeram de tudo para alcançar a verdade. E irá, com certeza mostrar o Seu evangelho às pessoas de TODO O MUNDO, não só nas Américas ou Europa. Mas em todos os continentes. Eu sei disso. E quero fazer parte dessa extraordinária mudança que haverá no mundo nos últimos dias: pessoas que não acreditam em Deus, se ajoelharem a noite para conversarem com Ele numa singela oração; pessoas que não tinham esperança nos últimos dias, que terão o conforto do Salvador e de Sua Igreja, sim, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

vamos pregar o evangelho…
com amor, Fernanda Ribeiro*

sem-titulo-101

>>
sem-titulo-131

P.S.: Que isso seja um testemunho para meus descendentes e amigos, do que sei hoje. Futuramente lerei isso com amor e meu testemunho se fortalecerá. Sim, porque diário serve pra isso.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em BYU, Ciência - Religião

Uma resposta para “Lugares Sagrados _ BYU Television Internacional**

  1. Sueli de Aquino

    Oi, Fernanda
    Nossa, vc realmente captou bem todo este maravilhoso programa! Também fiquei bastante impressionada, e hoje tive a sorte de assisti-lo novamente. Que bom que temos a BYU em nossas vidas, e o Evangelho Restaurado!
    Abraços,
    Sueli.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s